Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Letramentos, Identidades e Formacao de Educadores

- Imagens Teórico-Metodológicas de Pesquisas Sobre Práticas de Letramentos (Organização: Áurea da Silva Pereira, Maria de Fátima Berenice da Cruz e Maria Neuma Mascarenhas Paes)

    

• Áurea da Silva Pereira
• Maria de Fátima Berenice da Cruz
• Maria Neuma Mascarenhas Paes

 

Esta obra resulta do esforço de três pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia no intuito de promover e divulgar com a comunidade acadêmica os resultados de suas pesquisas, assim como de seus colaboradores. Reúne ensaios produzidos por professores e pesquisadores participantes do I Simpósio sobre Letramentos: Pressupostos Teórico-Metodológicos e Perspectivas Educacionais. Os textos, apresentados nos capítulos se constituem em trabalhos, em sua maioria, inéditos, resultantes de pesquisa de programas de pós-graduação em stricto sensu e de projetos de pesquisa vinculados a Capes/CNPq e Fapesb; além de textos elaborados a partir de projetos de Iniciação Científica e Extensão. O conjunto de textos representa satisfação  de reunir  diversas perspectivas de investigação na pesquisa acerca das práticas de  letramentos experienciados em contextos diversos, contemplando assim perspectivas teórico-metodológicas diferenciadas, constituindo um imagem das discussões realizadas durante o evento.

SOBRE AS ORGANIZADORAS

Áurea da Silva Pereira - Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1996), Especialista em Linguística aplicada ao ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2008) e Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2014). Professora Adjunto do Colegiado de Letras, Departamento de Educação - Campus II /UNEB. Atua como professora no Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural do Departamento de Educação, Campus II, UNEB.

Maria de Fátima Berenice da Cruz - Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1995). Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana (2003). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente lidera o grupo de pesquisa GEREL (Grupo de Estudos em Resiliência, Educação e linguagens) e atua na linha (Auto)biografias literárias como recurso de resiliência.

Maria Neuma Mascarenhas Paes - Possui graduação em Letras Vernáculas (2001) e Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica do Salvador (2003), Mestrado em Letras e Linguística (2007) e Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é professora adjunto/B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e atua no Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural do Departamento de Educação - Campus II - UNEB.

SOBRE AS AUTORAS:

Ana Lúcia Silva Souza - Possui pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2018). Possui doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas (2009), graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política do Estado de São Paulo (1988), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). É professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, no Departamento de Letras Vernáculas e integra quadro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras.

Angela B. Kleiman - Possui graduação em Letras pela Universidade de Chile (1967), Mestre em Linguística e em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua (1969), PhD em Lingüística (1974) ambos pela University of Illinois, Pós-doutorado no Center for the Study of Reading na University of Illinois e na University of Georgia (1982-1983). Atualmente é Professor Titular, colaboradora aposentada na Universidade Estadual de Campinas. Coordenou a implantação, em 1982, do Departamento de Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, e dos cursos de Mestrado e Doutorado do Departamento.

Edilange Borges de Souza - Mestre pelo programa de Pós graduação em Critica Cultural Da Universidade do Estado da Bahia(2017). Especialista em Coordenação Pedagógica pela Faculdade da Lapa. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Santíssimo Sacramento (2012). Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (2013).

Ivana Carla Oliveira Sacramento - Doutora em Língua e Cultura (UFBA), na linha de pesquisa Aquisição, ensino e aprendizagem de línguas. Mestra em Crítica Cultural, na linha de pesquisa Letramento, identidades e formação de professores, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Estudos Literários (UNEB), graduada em Letras Vernáculas com Inglês (UNEB). É docente do Governo do Estado da Bahia e desde 2003 trabalha com formação continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, ensino e aprendizagem de língua portuguesa (e seus contextos culturais), formação de professores. É docente da Faculdade de Tecnologias e Ciências da Bahia (FATEC). Coordenadora Polo UAB - Alagoinhas/SEC-BA; Docente FSSS - Faculdade Santíssimo Sacramento. Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia (FATEC) e Faculdade Santíssimo Sacramento (FSSS).

Kátia Maria Santos Mota - Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1972), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (1984) e doutorado em Estudos Luso Brasileiros - Brown University (1999). Atualmente é professora Titular do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia e atua na pós-graduação em Educação e Contemporaneidade; é aposentada da Universidade Federal da Bahia. Sua produção científica circula nas áreas de: Educação lingüística, língua e identidade, bilinguismo e comunidades imigrantes, letramentos e aprendizagens de idosos, pesquisa (auto)biográfica, memoriais acadêmicos.

Júlia Antônia Maués Corrêa - PHD em Educação, Faculdade de Educação/UNICAMP. Doutora em Linguística Aplicada - Língua Materna (IEL, UNICAMP), com a tese " A Professora Leitora na Amazônia: Identidade Narrativas e Travessias" Coordenadora da Especialização em Linguagem, Literatura e Tecnologia/IFPA. Professora do Curso de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na interface entre Estudos Linguísticos e Estudos Literários (Leitura e Produção Textual em Língua Portuguesa, Introdução aos Estudos dos Letramentos, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Língua e Literatura em Língua Portuguesa). Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA-1978), Especializações: Educação e Problemas Regionais (UFPA-1986); Avaliação e Currículo (UFPA-1988) e Língua e Literatura Portuguesa (UFPA-1989). No Mestrado em Letras - Concentração Teoria Literária (UFPA-1997). Participou de Estágio de doutorado PDE - CAPES na École Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines-Lyon II (2008-2009) sob a orientação de Bernard Lahire e Anne-Marie Chartier. Pós-Doutoranda em Educação pela FE/UNICAMP.

Leidinalva Amorim Santana das Mercês - Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) (2015) e Mestre em Educação e Contemporaneidade, UNEB (2008). É especialista em: História e Cultura Afro-Brasileira, pela Fundação Visconde de Cairu (FVC)(2007); Literatura Brasileira, pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL) (2002); Literatura Infantil e Educação, pela UNEB (2001). Possui graduação em Letras pela UCSAL (1999). É professora de língua portuguesa e língua inglesa do Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão. Tem experiência na área de Letras, como também na área de Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, pesquisa (auto)biográfica, desigualdade, história da população negra e história da educação.

Lícia Maria de Lima Barbosa - Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1995), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Estudos Étnicos e Africanos pelo PosAfro/UFBA, (2013). É professora da Universidade do Estado da Bahia, com atuação no Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural - PÓS-CRÍTICA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Território, Cultura e Ações Coletivas (TECEMOS/UNEB/CAMPUS XI).

Lúcia Amorim Santana - Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em 2009. É especialista em Gestão Educacional pela Universidade Salvador (UNIFACS) e em HIstória e Cultura Afro-brasileira pela Faculdade Visconde de Cairu (FVC). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tem experiência no ensino da educação infantil, das séries iniciais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atua, principalmente, nos seguintes temas: memória, história da educação, luta por escolarização, EJA, leitura.

Maria Nazaré Mota de Lima - Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia, lotada no Departamento de Educação/DEDC II, Colegiado de Letras. Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia/UFBA (2007), é coordenadora da Linha de Pesquisa Letramento, Identidades e Formação de Educadores/as, do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural/Pós-Crítica e líder do Grupo de Pesquisa Iraci Gama.

Maria Helena da Rocha Besnosik - Maria Helena da Rocha Besnosik - Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UEFS - PPGE; Professora Titular do Departamento de Educação da UEFS; Membro do Núcleo de Leitura Multimeios (UEFS).

Marise Marçalina de Castro Silva Rosa - Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2010). Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão -UFMA (1999). Especialista em Alfabetização, pela UFMA. ( 1992). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1981). Professora Adjunta na Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora do projeto de extensão Escola-Laboratorio, da Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Alfabetização e Letramentos Múltiplos-GEP-Alfaletri.

Rita de Cassia Brêda Mascarenhas Lima - Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Especialista em Alfabetização pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Graduada em Pedagogia pela (UEFS); Membro do Programa de Pós-graduação em Educação da UEFS - PPGE; Professora Assistente do Departamento de Educação da UEFS e membro do Núcleo de Leitura Multimeios-UEFS.

Rosemary Ferreira da Silva - Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (1999) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Líder do Núcleo de Estudos em Currículo, Didática e Processos Formativos. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, currículo, políticas curriculares, formação de professores e cultura escolar.

Úrsula Cunha Anecleto - Doutora em Educação na linha de pesquisa Estudos Culturais, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Crítica Cultural na linha de pesquisa Letramento, Identidade e Formação do Professor, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e ExteTnsão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (FACINTER). Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora Adjunto da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-527-1
Páginas: 204
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Portugues
Ano: 2018
 
 
Formas de Pagamento