COMPRE AQUI
A obra Poética sob suspeita, VI volume da Coleção Confluências da Literatura e outras áreas lança o desafio transnacional de interlocução entre reflexões sobre as fronteiras da contemporaneidade e a suspeita sobre o vínculo entre o que é museificar, o que vira arquivo e tende a se cristalizar e a relação entre a economia cultural e os deslocamentos territoriais, afetivos e simbólicos, a partir dos fluxos que povoam o tempo da mundialização. Os ensaios aqui apresentados armam um modo de articular os horizontes culturais que hoje afetam as subjetividades em trânsito, a partilha do sensível na criação de estéticas migrantes.
Entre redes, geoculturas e geopoéticas surge um campo de estudos periféricos, transatlânticos e globais que vem transformando a área da cultura. No desejo implícito de deixar a tradicional moldura nacionalista para entender a literatura como um processo em construção e em movimento, operacionalizam-se outras categorias que renovam as geopolíticas das margens, dos descentramentos e de reconfigurações de gêneros, mídias e de procedimentos em contínua experimentação.
SOBRE AS ORGANIZADORAS:
Alai Garcia Diniz - Ensaísta, poeta, tradutora, pesquisadora e performer, com Doutorado em Literatura Espanhola e Hispano-Americana (USP)1997 e Pós-Doutorado na Universidad de Granada (2009). Exerceu como docente de Língua Portuguesa em escolas públicas de São Paulo, na região Sul (Campo Limpo) por quinze anos e se aposentou pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2013. Hoje colabora como Professora Visitante Sênior na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE, Cascavel). Reside em São Paulo e participa do Projeto “Do Campo Limpo ao Sintético: Poesia sem Miséria” (2017-2018), no Espaço de Convivência Cultural I LOVE LAJE, no Campo Limpo. Orientou dezenas de dissertações na UNILA e teses na UFSC. Foi Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa do CNPq com pesquisa sobre A. Roa Bastos. Coordenadora do Curso de Artes Cênicas da UFSC entre 2008/2010 e entre 2011 a 2015 criou o Curso de Letras, Artes e Mediação Cultural (LAMC/UNILA), com bolsa da CAPES. Com docentes da UNILA criou a revista eletrônica SURES http.ojs.unila.edu.br/ojs/index.php/sures. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Hispanistas. Publicações relevantes: Obra poética: Ventri loca, Ed. Katarina Kartonera, Fpolis, 2009. Roteirista do filme Guataha com a diretora Clarissa Knoll, documentário (2015). DELGADO, Susy - 2 X 4 Edición cuatrilingue de Jevy Ko’E - Día del Regreso y Trilingue de DESALMA. Traducciones al portugués de Alai Garcia Diniz y al inglés de Tracy Lewis. Asunción: Arandura, 2014. Artigos: DINIZ,Alai G.; GUTIERREZ AYALA, Jazmin R. - “Tradução e performance como base de uma metodologia intercultural: Mba´e Jara e um discurso xamânico Ava Guarani” em ROMANELLI, Sergio (org.) - Processo de criação em literatura e tradução literária e intersemiótica. Vinhedo: Ed. Horizonte, 2016, pag. 105-122. DINIZ, Alai G. - “Somos analfabetos? Interculturalidade, deslocamentos e descolonização na América Latina” em Literatura, História e subjetividades:Perspectivas Latino-Americanas. (Organizadores) ALVES Alcione Correa [Et. al.] Teresina: EDUFPI, 2016. Obras didáticas: Lírica Hispanica, Letras Espanhol EAD/ UFSC (2007); Literatura Hispano-Americana, Letras Espanhol EAD/UFSC, 2008); Literatura Espanhola - Don Quijote de la Mancha, Letras Espanhol EAD/UFSC, 2009. Na UNILA desenvolveu o Projeto de Extensão Panambi de 2012 a 2015, com uma metodologia de formação de leitores na Biblioteca comunitária da Cidade Nova, Foz de Iguaçu. Publicação de artigos sobre performance, Augusto Roa Bastos e tradução. Organizadora de eventos cujos anais constam no Núcleo de Estudos de Literatura, Oralidades e Outras Linguagens (NELOOL/ UFSC) no site www.nelool.ufsc.br. Bolsista Pesquisador Sênior Fundação Araucária. E-mail: agadin2017@gmail.com
Carmen Luna Sellés - Licenciada en Filología Hispánica por la Universidad de Santiago de Compostela (1987), realizó estudios de Doctorado en la Universidad de Santiago, doctorándose también en dicha universidad. Desde 2005 hasta 2010 fue Investigadora contratada de la Universidad de Vigo a través del Programa Isidro Parga Pondal de incorporación de doctores a universidades gallegas. Durante esta etapa fue miembro del Proyecto “Edición de los Episodios nacionales de Galdós”, dirigido por la Catedrática Dolores Troncoso Durán, y del Grupo de investigación dirigido por Carmen Becerra, “Gonzalo Torrente Ballester”, subvencionado por la Xunta de Galicia y el Ministerio de Educación y Cultura. Actualmente es Profesora Titular de dicha universidad con el perfil de profesora de Literatura hispanoamericana. Ha publicado cuatro libros, dos a título personal (La narrativa breve de Augusto Roa Bastos y La exploración de lo irracional en los escritores modernistas hispanoamericanos. Literatura onírica y poetización de la realidad) y dos en colaboración con María Golán y Luis Martul (Xavier Bóveda. Belezas locais, vida bohemia e aventura emigrante. Colectánea de textos inéditos y Da vontade testemuñal á incerteza narrativa. Estudios sobre Carlos Montenegro). Es también autora junto a Nancy Pérez Rey, Rosa Mª López González, Silvia Facal, Gustavo Hervella García del Repertorio Biobibliográfico. O exilio galego En el libro Los siete pecados capitales en el teatro ha publicado el capítulo “La voracidad en La nona de Roberto Cossa: política y humor negro”, en el libro La muerte violenta en el teatro el capítulo “La muerte violenta en “Información para extranjeros” de Griselda Gambaro”, en el libro La historia de España en Galdós. Análisis y proceso de elaboración de los Episodios nacionales (2012) el capítulo “La era isabelina en la cuarta serie de los Episodios nacionales”. Ha sido editora, junto a Carmen Becerra, del libro Intermediaciones. Las mediaciones en el cine, la novela y el teatro (2009) y de las Actas Cien años sin Rafael Barrett (2011), recopilación de las intervenciones del V Congreso Internacional Roa Bastos de Literatura que tuvo lugar en diciembre de 2010 en la Universidad de Vigo en colaboración con la Universidade Federal de Santa Catalina (Brasil) y del cual fue su organizadora. Son también destacables la publicación de los siguientes artículos: “Autorrepresentación y recepción de Juana de Ibarbourou”, “Las Islas Extraordinarias de Torrente Ballester: Un “divertimento” distópico.”, “Los sonidos de la voz se acantonan en las costuras del alma. Lirismo y poesía en la narrativa de Roa Bastos”, “América en la obra de Gonzalo Torrente Ballester”, “León de Greiff: ¡Ni soy lo que ellos dicen…ni en lo que estoy soy!”, “Mujer, parodia y desmitificación en El golpe de estado de Guadalupe Limón”, “La imagen gráfica de Galdós en la prensa de principios del siglo XX”. Sus líneas de investigación actuales se centran en los estudios transatlánticos, y en el teatro latinoamericano contemporáneo. Ha sido profesora visitante en el Graduate Center de la City University of New York (CUNY), en la Universidade Federal de Santa Catalina (Brasil) y en La Universidade Estadual do Oeste de Paraná (Brasil). Desde el curso 2011/2012 hasta el curso 2013/2014 fue coordinadora del Máster de Teatro y Artes Escénicas de la Universidad de Vigo en el cual a su vez impartió la asignatura “Teatro latinoamericano contemporáneo”. Desde 2014 hasta la actualidad forma parte del grupo de investigación ELICIN de la UVIGO y desde 2013 es investigadora de la Biblioteca Nacional de Uruguay. E-mail: virginia@uvigo.es
Lourdes Kaminski Alves - Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Letras - área de concentração em Linguagem e Sociedade (Mestrado e Doutorado), Unioeste/ Cascavel. Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada (UNESP/Assis/SP), Pós-doutorado em Letras: Cultura e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio. Pós-doutorado em Letras pelo Programa de pós-graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Líder do Grupo de Pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens. Editora Científica da revista Línguas&Letras. Coordenadora do GT Dramaturgia e Teatro da ANPOLL, biênio (2016-2018). Membro da ABH, ABRALIC e AILC. Membro do Grupo de Investigación de la Literatura Comparada (GILC), del Instituto de Investigaciones Literarias “Gonzalo Picón Febres”, de la Facultad de Humanidades y Educación, Universidad de Los Andes, Mérida-Venezuela. Ministra Literatura Clássica na Graduação em Letras e Literatura Comparada e Abordagens da Crítica Literária Contemporânea no Programa de Pós-graduação em Letras da Unioeste. Autora de diversas publicaçoes, entre elas, os livros: Os Narradores das Vidas Secas: da construção do texto à constituição do sujeito (2007); Intertexto e Variável Trágica no Teatro de Dias Gomes (2010). Criadora da Coleção Confluências da Literatura e Outras Áreas, publicação temática anual realizada em parceria com pesquisadores do Grupo de Pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
E-mail: lourdeskaminski@gmail.com
SOBRE OS AUTORES:
Aníbal Orué Pozzo - Profesor Investigador y docente de la Carrera de Ciencias de la Comunicación de la Facultad de Filosofía, y al mismo tiempo diseño el plan curricular y es docente de la Maestría en Ciencias de la Comunicación de la Facultad de Filosofía, Universidad Nacional de Asunción. Profesor visitante en la Universidad de Hofstra, New York, USA, durante el periodo académico 2001-2002. Dictó cursos de postgrado en la New School for Social Research, asimismo en la Universidad de Wisconsin, ambas en los Estados Unidos. Autor de varios libros en el área, publicados en el país y en el exterior. Miembro del Consejo Editorial de la Revista Latinoamericana de Comunicación, y de varias sociedades científicas en el campo de los Estudios de Comunicación. Otras obras del autor publicadas por Arandurã Editorial: “Oralidad y Escritura en Paraguay”, Asunción, 2002; “Políticas de Radiodifusión en Paraguay”, Asunción, 2003; y “Periodismo en Paraguay”, Asunción, 2007. E-mail: aorue@sce.cnc.una.py
Antonio Donizeti Cruz - Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/ UNIOESTE. Doutor em Letras - área de concentração em Literatura Brasileira (UFRGS), Mestre em Teoria da Literatura (PUC-RS). No pós-doutorado desenvolveu pesquisa sobre a obra poético-plástica de Lília Aparecida Pereira da Silva, sob supervisão do Prof. Dr. Gilberto Mendonça Teles. Professor de Literatura Universal (Graduação em Letras) e Lírica e Sociedade e Literatura Comparada no Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIOESTE. Líder dos grupos de Pesquisa Poéticas do Imaginário e Memória e Literatura Brasileira: sociedade e mito. Coordena o Projeto de Pesquisa Diálogos Interculturais e Multiplicidade de Vozes Femininas: Linguagens, Alteridade e memória. Tem publicados os livros Helena Kolody: a poesia de inquietação (2010); O universo imaginário e o fazer poético de Helena Kolody (2012) e várias publicações de artigos e capítulos de livros e organizações de obras e revistas científicas. Bolsista Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária/CAPES. E-mail: adonicruz@gmail.com
Cynthia Valente - Escritora e professora Associada do Curso de Letras-Espanhol da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde leciona as disciplinas de Literatura Hispano-americana e Literatura Infantil. Foi professora da Universidade do Vale do Itajaí de 1998 a 2006 e Professora da Universidade Federal de Mato Grosso de 2006 a 2012. Possui graduação em Letras (1997) e mestrado em Literatura (2001) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Diploma de Estudos Avançados (2005) e doutorado (2009) em Literatura Hispano-americana pela Universidad de Sevilla, Espanha. Desde 2015 é líder do Núcleo de Estudos de Literatura Oralidade e Outras Linguagens (NELOOL). Atualmente desenvolve projeto de pesquisa de pós-doutorado em Estudos Contemporâneos de Literatura Latina Americana, no Programa de Pós-graduação em Letras da UNIOESTE, campus de Cascavel, bolsista PNPD/CAPES. E-mail: cyv74@hotmail.com
Diana Araujo Pereira - Professora de Literatura Latino-Americana da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e doutora em Literaturas Hispânicas pela UFRJ. Realizou estágio pós-doutoral na UFRJ (Prodoc-Capes, 2008-2010). Também é tradutora e poeta. Entre suas publicações destacam-se os últimos livros organizados: Cartografia imaginária da Tríplice Fronteira (SP: Dobra, 2014), Imaginários coloniais: continuidades e rupturas na América Latina contemporânea (SP: Dobra, 2015) e Poéticas e Políticas da linguagem em vias de descolonização (São Carlos: Pedro e João Editores, 2017). Como poeta publicou La piel de los caminos y otros poemas (Bogotá: Biblioteca Libanense de Cultura, 2017), Horizontes Partidos (NY: Artepoética Press, 2016) e Outras palavras (RJ: 7Letras, 2008). Participou de vários festivais internacionais de poesia (Argentina, Cuba, Nova York e Colômbia), entre eles o Festival Internacional de Poesía de Medellín (2017). Suas áreas de pesquisa são: Mediação cultural, poesia latino-americana contemporânea, geopoética e interculturalidade.
E-mail: diana.pereira@unila.edu.br
Gabriela Rivera Rodríguez - Licenciada en Filología hispánica en la especialidad de Literatura Española por la Universidad de Vigo en 2013 y Máster en Educación para el profesorado en 2014. En la actualidad es doctoranda en el Programa de Doctorado Interuniversitario en Estudios Literarios de las Universidades de Vigo y A Coruña con la tesis “Carnaval y Dictadura. Los mecanismos de elusión a la censura”, en la que estudia el teatro de carnaval uruguayo en la última etapa de dictadura, desde los años 1980 a 1985, bajo la tutela de la profesora Carmen Luna Sellés. Además, ha publicado varios artículos relacionados con la Murga en distintos contextos histórico-políticos. Desde abril de 2015 trabaja en el Departamento de Literatura y Teoría de la Literatura de la Universidad de Vigo con una beca para la Formación del Profesorado Universitario del Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. E-mail: griverarguez03@hotmail.com
Inmaculada López Silva - Doctora en Filología por la Universidad de Santiago y diplomada por el Institut d’Études Théâtrales de la Université Paris III - Sorbonne Nouvelle, es crítica teatral y escritora. Miembro de la Sección de Música y Artes Escénicas del Consello da Cultura Galega, ha trabajado como investigadora en la Universidad de Santiago de Compostela y ha sido investigadora visitante en la City University of New York. Actualmente es profesora de Teoría Teatral en la Escuela Superior de Arte Dramático de Galicia, así como profesora en el Máster de Artes Escénicas de la Universidad de Vigo. Además, es miembro de los consejos de redacción de las revistas Grial y Revista Galega de Teatro, donde desarrolla su actividad como crítica teatral y analista cultural, junto con sus publicaciones periódicas en Tempos Novos y La Voz de Galicia. Centrada esencialmente en el análisis de la política e instituciones teatrales y en la configuración de sistemas teatrales emergentes, ha publicado también los libros Un abrente teatral (2002), Teatro e canonización (2004) y Resistir no escenario. Cara a unha historia institucional do teatro galego (2015). Sin olvidar su faceta como experta en teatro gallego contemporáneo, sus invesigaciones más recientes versan sobre la formas más contemporáneas de teatralidad (postdrama, teatro físico, teatro-danza) y su influencia en la conformación de la identidad de colectivos emergentes. E-mail: inmalopezsilva@gmail.com
Marco Antonio Iadocicco - Poeta com pseudônimo de Marco Pezão. Paulistano, nascido em 1951. Também é dramaturgo, jornalista, ator e agitador cultural. Um dos fundadores do Sarau da COOPERIFA em 2001. Recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo como Agitador Cultural em 2014. Coordenador do Projeto “Do Campo Limpo ao Sintético: Poesia sem Miséria”, contemplado pela Lei de Fomento à Cultura da Periferia, 2017-2018. Além de figurar em diversas antologias da literatura periférica e ter poemas traduzidos ao castelhano e inglês, publicou: Nóis é ponte e atravessa qualquer rio (2013); Pés no chão (2015). Peças Teatrais: Nasce um sarau (2014); É dinheiro que você quer (2016). E-mail: poetadabola@gmail.com
Patricia Virginia Cuevas Estivil - Doutora e Mestre pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no Programa de Pós-Graduação em Letras. Graduada no Curso de Letras Português/Espanhol pela UNIOESTE. Realizou parte de sua pesquisa de doutoramento no Programa de Pós-graduação em Letras da Pontícia Universidade Católica do Chile, com bolsa PDSE/CAPES. Tem experiência profissional no ensino da língua espanhola e literatura hispano-americana, nos seguintes temas: Expressão e produção textual em Língua Espanhola. Compreensão de textos orais e escritos em Língua Espanhola. Literatura espanhola e hispano-americana. Na Literatura Hispano-americana tem trabalhado com: O Novo Romance Histórico Latino-americano. A poesia de Pablo Neruda, Gabriela Mistral, Vicente Huidobro e Pablo de Rocka. Atualmente se dedica aos estudos Discurso Fundador das Cidades Hispano-americana na produção literária, especificamente na Literatura Popular: A poesia musicada de Violeta Parra. Literatura de tradição oral: As lendas hispano-americanas. Fraseologia da Língua Espanhola. Literatura Infantil em Língua Espanhola. Cultura Hispânica, tendo como pano de fundo os estudos pós-coloniais que analisa a Descolonização cultural e epistemológica na América Latina. Atualmente é Diretora da escola União Latino-Americana de Idiomas e Presidenta da Comissão Examinadora dos exames de proficiência de Língua Espanhola que acreditam a qualidade do aprendizado por meio dos Diplomas de Español como Lengua Extranjera (DELE), fornecidos pelo Ministério de Educação da Espanha e o Instituto Cervantes. Desenvolve-se como professora de Língua e Literatura Espanhola e Hispano-Americana nos Cursos de Aperfeiçoamento de Língua espanhola, ofertados pela Secretaria de Educação de Cascavel, PR, para os professores de espanhol da Rede Pública Municipal de Cascavel - PR. E-mail: profe_patriciaestivil@hotmail.com
Paula Miranda - Profesora asociada a la Facultad de Letras, Investigación y Posgrado en la Pontificia Universidad Católica de Chile. Doctora en Literatura, Mención Literatura Hispanoamericana y Chilena, Universidad de Chile (2000-2005). Magíster en Literatura, Mención Literatura Hispanoamericana y Chilena, Universidad de Chile (1998-1999). Postítulo en Género y Cultura en América Latina, Universidad de Chile (1996). Licenciada en Humanidades, Mención Lengua y Literatura Hispánica, Universidad de Chile (1989-1992). Líneas de investigación: Poesía chilena e hispanoamericana: textos, autores, contextos y diacronías. Se considera el Canon y las literaturas alternativas. Culturas y literaturas indígenas. Poesía tradicional, con énfasis en canto a lo poeta y canto mapuche. Autora de diversas publicaciones, entre ellas Violeta Parra en el Wallmapu. Su encuentro con el canto mapuche, (2017); Notas, investigación y recopilación de Violeta Parra (2016); La poesía de Violeta Parra (2013); Chile mira a sus poetas. Estudios y creaciones (2011).
E-mail: pmirandh@uc.cl
Paulo César Fachin - Doutor e Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Linha de Pesquisa Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados. Especialista em Gestão e Docência na Educação a Distância pelo Centro Universitário Assis Gurgacz, Especialista em Docência no Ensino Superior pela União Pan-Americana de Ensino e, ainda, Especialista em Pesquisa, Planejamento e Administração na Educação pelo Centro Universitário Assis Gurgacz. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paranaense, Graduação em Letras Português pela União Pan-Americana de Ensino e Graduação (Licenciatura) em Língua Espanhola para portadores de diploma em Letras pela Universidade de Uberaba. Atualmente atua como Professor de Língua Espanhola no Ensino Médio no Colégio FAG. Tem experiência no Curso de Letras Tradutor e Intérprete - Língua Espanhola, no Curso de Letras (Licenciatura), no Curso de Secretariado Executivo e no Curso de Pedagogia. É coordenador dos Cursos de Graduação em Letras (Português e Inglês) e Pedagogia no Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG (Cascavel-PR).
E-mail: paulo.fachin@hotmail.com
Paulo Sérgio Nolasco dos Santos - Doutor em Literatura Comparada pela UFMG. Professor Titular de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade Federal da Grande Dourados e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Desenvolve projetos de pesquisa, em especial, voltado para os “regionalismos culturais e de fronteiras”, com o qual tem desenvolvido frequente intercâmbio com pesquisadores do exterior. Membro do GT de Literatura Comparada da ANPOLL, destaque para suas atividades constantes neste GT, onde também já foi coordenador. Do mesmo modo, destaca-se sua atuante participação na ABRALIC onde integrou o Conselho Deliberativo por duas gestões. Teve papel fundamental na criação de programas de pós-graduação no Estado, em especial nos da UFMS e no programa de Letras da UFGD. É membro das Academias Sul-mato-grossense e Douradense de Letras. Autor e organizador de diveros livros, a exemplo de Nas malhas da rede: Uma leitura crítico-comparativa de Julio Cortázar e Virginia Woolf (Editora UFMS, 1998), O outdoor Invisível: Crítica reunida (Editora UFMS, 2006); Fronteiras do Local: Roteiro para uma leitura crítica do regional sul-mato-grossense (Editora UFMS, 2008); Arte, cultura e literatura no em Mato Grosso do Sul - Por uma conceituação da identidade local (Editora Life, 2011); Entretextos - Crítica comparada em literaturas de fronteiras (Life Editora, 2012); Literatura, Intersecções, Transições (UFGD, 2013), entre outros trabalhos publicados. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. E-mail: psergionolasco@gmail.com
Regina Zilberman - Doutora em Romanistica pela Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1976), pós-doutorado no University College (Inglaterra) (1980-1981) e Brown University (EUA) (1986-1987). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Letras, da UFRGS, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Letras. Lecionou entre 2007 e 2010 na Faculdade Porto-Alegrense e, em 2010, no Centro Universitário Ritter dos Reis. Foi professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em História da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, história da literatura, literatura do Rio Grande do Sul, formação do leitor e literatura infantil. Membro de comitê de assessoramento/CAPES. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq. Autora de diversas publicações entre elas A nossa frágil condição humana (2017), Estética da Recepção e História da Literatura (2015), A leitura e o ensino da literatura (2014), Como e por que ler a literatura infantil brasileira (2014), entre outras. E-mail: regina.zilberman@gmail.com
Rubí Carreño Bolívar - Profesora asociada a la Facultad de Letras, Investigación y Posgrado en la Pontificia Universidad Católica de Chile. Doctora en Literatura, Universidad de Chile, 2001. Magíster en Literatura, Pontificia Universidad Católica de Chile, 1994. Licenciada en Letras, Pontificia Universidad Católica de Chile, 1989. Líneas de investigación Literatura chilena - estudios de género- cultura popular (música, plantas medicinales). Proyectos de investigación: “Hacer Cantar la maravilla: plantas medicinales en cantos, tonadas y poemas Chile-Wallmapu”. Proyecto FONDECYT Regular 2017, n°1171337. “Músico Errante: Masculinidades, Estéticas y Mercados en la Música Popular y Narrativa Latinoamericana Reciente”. Proyecto FONDECYT Regular 2014, n°1141209. “Alta Fidelidad: Literatura y Música Popular en la Narrativa Argentina, Chilena y Mexicana Reciente”. Proyecto FONDECYT Regular 2011, n° 1110482. “Luces brotaban: autorrepresentaciones de la letra en la canción y la literatura chilena”. Proyecto FONDECYT n° 1080280. 2008-2010. “Memorias del 2000: literatura chilena y globalización”. Proyecto FONDECYT n° 1051005. 2005-2007. “Violencia y erotismo en la narrativa chilena del siglo XX: Lecturas de Bombal, Brunet, Donoso y Eltit”. Proyecto FONDECYT n° 2990022. 1999-2001. Autora de diversas publicaciones, entre ellas, los libros: Independencia: literatura, música e ideas de Chile disidente. Santiago: Cuarto Propio, 2013. Memorias del nuevo siglo: Jóvenes, trabajadores y artistas en la novela chilena reciente. Santiago: Cuarto Propio, 2009. Leche amarga: violencia y erotismo en Bombal, Brunet, Donoso y Eltit. Santiago: Cuarto Propio, 2007.
E-mail: rcarrenb@uc.cl