Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Sequências Didáticas na Escola e na Universidade

 

• Ermelinda Barricelli
• Geam Karlo-Gomes
• Joaquim Dolz

COMPRE AQUI

Neste segundo volume da Série Escola e Universidade, os textos sistematizam conceitos mobilizados no estudo, destacando o uso de bibliografia tanto internacional, em especial, suíça, assim como a abundante recorrência de estudos brasileiros [...] Os textos abordam propostas de protótipos de sequências didáticas, relatos de implementação de sequências didáticas, análise de material apontando a possibilidade de aproximação com a SD, uso da SD voltada ao letramento acadêmico no ensino superior, aplicação da SD em ambiente virtual, resultados relativos ao desenvolvimento de capacidades de linguagem por alunos da graduação e resultados advindos do ensino de produção textual escrita com o uso de SD. [...] Enfim, estudos com o objetivo de consolidar a sequência didática como um eixo central de uma pedagogia inovadora para os mais diferentes contextos educacionais.

Escrito a partir de diferentes olhares, fruto de múltiplas experiências didáticas de distintas regiões do Brasil e do exterior, mas com a mesma inspiração: as sequências didáticas oriundas dos estudos genebrinos esta obra reúne uma variedade de práticas de linguagem, percursos, estratégias e vertentes teóricas adotada por professores pesquisadores de diferentes níveis de ensino que compõem esta obra: educação básica, ensino superior (graduação e pós-graduação), como também, os que atuam na formação continuada de professores. Eis o resultado de uma crescente adesão a este procedimento - as sequências didáticas - favorável ao desenvolvimento das práticas de linguagem, que se materializam em gêneros textuais.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Ermelinda Barricelli - Graduada em Letras e em Pedagogia, Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na linha Linguagem e Educação pela PUC-SP, e Doutorado pelo mesmo programa na linha Linguagem e Trabalho, realizou estágio doutoral no Conservatoire National des Arts et Métiers de Paris (CNAM). Possui Pós Doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp. É membro do Grupo de pesquisa ALTER-Age / USP. Atua como Professora em curso graduação e pós-graduação lato sensu e como Professora-pesquisadora vinculada a projetos de instrumentos de avaliação e a elaboração de prescrições governamentais na Fundação VUNESP.

Geam Karlo-Gomes - Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB), com concentração de estudo na linha de pesquisa Literatura e Hermenêutica. É líder do ITESI-UPE-CNPq. Membro do GEPEL-UPE-CNPq. Tem experiências nas áreas de Letras, literatura e imaginário mítico-simbólico, imaginário, cultura e educação. Suas pesquisas se expandem para a metodologia e ensino de língua materna e da leitura/escrita, ensino de gêneros textuais, multimodalidade, letramento digital, letramento literário e formação de professores. Atualmente é professor da Universidade de Pernambuco atuando nos cursos de Letras e Pedagogia, na Pós-Graduação lato-sensu em Ciências da Linguagem e no Mestrado Profissional em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares.

Joaquim Dolz - Professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra. É professor de Didática de línguas e firmação de professores. Codiretor com Bernard Schneuwly do Grupo de Pesquisa e Análise do Francês Língua Materna (GRAFE). Tem pesquisas sobre o Ensino de línguas em contexto multilíngue; Didática de gêneros orais e escritos; Análise das interações didáticas e objetos de ensino e Formação de alunos em uma perspectiva didática. É autor de estudos diversos, entre os quais, seu livro sobre o ensino de gêneros com Schneuwly, Gêneros Orais e Escritos na Escola, é um marco na área.

PARTICIPAM DA COLETÂNEA:

Adriana Cintra de Carvalho Pinto
Ana Márcia dos Santos Honorato da Silva
Andréia Roberta Rossi Colet
Anise d’Orange Ferreira
Auricélia Pires de Vasconcelos Belarmino
Daniele Conde Peres Resende
Didiê Ana Ceni Denardi
Edna Maria Alencar de Sá
Eliana Merlin Deganutti de Barros
Eliane Gouvêa Lousada
Ermelinda Barricelli  (org.)
Francisco de Assis Silva Panta
Geam Karlo-Gomes (org.)
Heloísa de Oliveira Macedo
Isolda Alexandrina Silva Beserra Lacerda
Jean-Paul Mabillard
Joaquim Dolz (org.)
Joilma Barbosa Ferreira de Souza
Kátia Maria Rodrigues Gomes
Kleber Ferreira Costa
Luzia Bueno
Maria Aparecida Ventura Brandão
Maria Celma Vieira Santos
Maria de Fátima Rolim C.  dos Santos
Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
Orlando de Paula
Peterson Martins Alves Araújo
Renata Ferreira Rios
Siderlene Muniz-Oliveira
Zaira Dantas de Miranda Cavalcanti

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-65-86089-32-5
Páginas: 324
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2020
 
 
Formas de Pagamento