Link para download do ebook(Formato Epub):
https://drive.google.com/file/d/1yyi22BKCTTOxZ6RfS2USK7qxKN6ACrRK/view?usp=share_link
Link para download do ebook para Kindle(Formato Mobi):
https://drive.google.com/file/d/1Lvb0Gn4989BF5J0tgu6xlbnS-hYCsy2b/view?usp=share_link
Como professores e pesquisadores vinculados à Universidade Federal de São Carlos (SP) e à Secretaria Municipal de Educação deste município, propomos, aqui, a literatura como eixo transversal em projetos de letramento interdisciplinares na Educação Infantil. Vemos, nas mais diversas expressões literárias, o potencial de mobilizar, tanto as diferentes linguagens, como diferentes temáticas, sejam a resolução de problemas, a história e a geografia, as questões étnico- raciais, entre outras. Tratamos, ainda, de oferecer – pensando particularmente naqueles (as) professores (as) que atuam nesse segmento primordial da Educação – por um lado, a oportunidade da reflexão a respeito de diferentes temáticas que atravessam o cotidiano da Educação Infantil; por outro lado, a oportunidade do acompanhamento de relatos de práticas de pesquisa e de sala de aula, entendendo, de resto, a íntima relação entre teoria e prática, entre prática educacional e pesquisa, e visualizando os(as) professores(as) como constantes pesquisadores que, ao se darem conta desse seu papel, poderão mais e mais sistematizar sua pesquisa e aprimorar, com isso, sua prática educacional.
SOBRE OS ORGANIZADORES
Ariane Ranzani é professora da rede municipal de Educação Infantil de São Carlos/ SP. É pesquisadora do Grupo LEETRA (CNPq) e autora da tese “Atividades de letramento na Educação Infantil: o trabalho com a literatura como elo entre as modalidades oral e escrita”. Foi formadora e supervisora do PNAIC/UFSCar, formadora no CeFPE/São Carlos/SP, vice-coordenadora, tutora e professora no Curso de Especialização “Literatura e Outras Linguagens na Educação Infantil”.
Hermes Talles dos Santos Brunieri é professor adjunto do Departamento de Metodologia da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É membro do grupo de pesquisa LEETRA (CNPq). Atua nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua portuguesa, ensino gramatical, formação de professores e formação por áreas do conhecimento. Atuou como professor no Curso de Especialização “Literatura e Outras Linguagens na Educação Infantil” (2020).
Maria Sílvia Cintra Martins é professora sênior do Departamento de Letras/ UFSCar. É pesquisadora PQ/CNPq e líder do Grupo de Pesquisa LEETRA (CNPq). É autora de “Oralidade, escrita e papéis sociais na infância” (PNBE) e do aplicativo “A caça ao tigre-de-Bengala e outros animais em extinção’’, entre diversas outras publicações. Atuou como coordenadora e professora no Curso de Especialização “Literatura e Outras Linguagens na Educação Infantil” (2020).
Sandra Regina Buttros Gattolin é professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Suas áreas de interesse em pesquisa são a educação linguística crítica, a formação de professores de língua estrangeira, a avaliação em língua estrangeira e os letramentos críticos. Atuou como professora no Curso de Especialização “Literatura e Outras Linguagens na Educação Infantil” (2020).
Participam da coletânea
Adriana Dantas da Costa
Aline Tomaz de Aquino
Carla Fernanda Florencio Lopes
Carla Renata de Souza
Dalgisa dos Santos Brito de Souza
Doriane Marinelli Rohrer
Eliane Françoso Tassim Salatino
Fabiana Giovani
Gabriela Maria Fornaciari
Heloisa A. Candido Miquelino
Joana D’Arc Moreira Leão
Lidiane Cristina Marques
Lilian Maria Carminato Conti
Luana Maria de Oliveira
Lucinéia Cândido Gonçalves
Maria Carolina Machado
Maria da Conceição Olimpio de Almeida
Maria Isabel Urbina Flores Loreti
Mariana de Oliveira Faria
Mércia Fernandes Baques.
Natália Freire Bellentani
Raquel Moreira
Renata Aparecida Drape
Rosana Aparecida Moreira da Silva Paranhos
Samaira Bruna Nogueira Rodrigues
Sonia Maria Pinheiro
Tatiane Carmelita Diniz Javaroti Plaine
Valéria da Silva Gomes