- Plínio A. Barbosa (org.)
- Sandra Madureira
- Renata Passetti
- Cláudia Regina Brescancini
- Leônidas J. Silva Jr
Compre aqui
Embarque em uma expedição sonora com "Fonética, que bicho é esse", o livro que transforma o estudo da fonética em uma aventura fascinante para explorar o universo sonoro ao nosso redor, desde os sons da natureza, passando pela vida social e afetiva dos sons da fala, expressividade, sons de línguas estrangeiras, até as complexidades da fala no mundo do crime.
Descubra a importância de classificar os sons da fala e como essa prática enriquece nossa compreensão da linguagem e da comunicação social. Neste livro, temos a possibilidade de investigar o que torna a fala tão especial e como sua sonoridade é gerada através das vogais, consoantes e sílabas, além do ritmo e musicalidade da fala.
Convidamos todos vocês a se aprofundarem na vida social dos sons da fala e entender como eles influenciam e são influenciados pela comunidade e pelo sotaque estrangeiro e ensino de pronúncia.
Vamos adentrar no mundo do simbolismo sonoro e na expressão de estados afetivos através de vozes soprosas, roucas e sedutoras que colorem o modo como ouvimos a fala, além de se aventurar pelos mistérios, desafios e aplicações da Fonética Forense.
"Fonética, que bicho é esse" faz parte da coleção "O Que Pode Esta Língua?" e é uma obra indispensável para quem deseja não apenas estudar, mas também vivenciar a fonética em uma gama de dimensões. Prepare-se para uma leitura que afinará seus ouvidos e expandirá sua percepção dos sons!
SOBRE OS AUTORES
Cláudia Brescancini é doutora em Letras pela PUCRS e Mestre em Linguística pela UFSC, com estágio pós-doutoral na Univeristy of York, Inglaterra. É professora adjunta da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde atua no curso de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras. É coordenadora da agência VARSUL da PUCRS e membro do Laboratório de Áudio e Fonética Acústica (LAFA) da Escola Politécnica da PUCRS. Desenvolve pesquisas na área de Sociolinguística, com ênfase em Sociofonética.
Leônidas J. Silva Jr. é Doutor e Mestre em Linguística pela UFPB, com estágio pós-doutoral pela Unicamp/CNPq. É Professor Associado do Departamento de Letras na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde atua nos cursos de graduação em Letras-inglês, Letras-português e no Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS). É membro do Grupo de Estudos de Prosódia da Fala (GEPF) e do Grupo de Estudos em Fonética Forense (GEFF, ambos na Unicamp. Desenvolve pesquisas na área de Processamento da fala de línguas estrangeiras (L2) - com ênfase em Prosódia - e Linguística computacional, com ênfase em Sistemas computacionais aplicados à fala de L2.
Plínio A. Barbosa é foneticista com graduação e mestrado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e doutorado em Signal-Image-Parole/Option Parole pelo INP de Grenoble, França. É professor titular do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Atua na grande área de Fonética experimental. Tem mais de 170 publicações em periódicos e anais de eventos especializados. É o autor de cinco livros incluindo o «Manual de Fonética Acústica Experimental» (2015, São Paulo: Cortez), esse último com Sandra Madureira (PUC-SP).
Renata R. Passetti é Bacharel e Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência nas áreas de Fonética Acústica e Fonética Forense. Desenvolve pesquisas sobre a tipicidade de parâmetros correlatos da qualidade de voz em dados do português brasileiro e sobre os efeitos da transmissão telefônica e de aplicativos de mensagens de voz no sinal da fala. É uma das organizadoras do livro “Análise fonético-forense em tarefas de comparação de locutor”.
Sandra Madureira tem graduação em Letras e especialização em Linguística pela UniSantos, Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada pela PUCSP e estágio de pós-doutorado na Unicamp. É professora titular do Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia da PUCSP, docente e coordenadora do PPG em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e pesquisadora do Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição (LIAAC) da PUCSP. É editora da Revista Intercâmbio do PPG em LAEL da PUCSP. Atua na área de Fonética Experimental com ênfase na pesquisa sobre a expressividade de fala e aquisição de sons em L2.